Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar, fomento à educação empreendedora e incentivo à participação dos pequenos negócios locais nas compras públicas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Selvíria, executado durante 18 meses em uma parceria entre Prefeitura Municipal e SEBRAE. A iniciativa foi concluída oficialmente nesta quinta-feira (2), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no Município ao prefeito José Fernando Barbosa dos Santos.
Segundo o prefeito, a iniciativa promoveu o crescimento econômico de Selvíria, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “Com a vinda do SEBRAE, pudemos alavancar a nossa economia e trazer mais oportunidades para a nossa cidade, melhorando a vida de quem empreende, seja do comerciante, do pequeno e do médio produtor. Recebemos diversas capacitações para que a nossa população pudesse qualificar e os nossos empresários tivessem uma melhor mão de obra, o que trouxe uma melhora grande para o nosso município, então, eu só tenho a agradecer ao Sebrae por todo o trabalho que fizemos em conjunto”, afirmou o prefeito.
Selvíria aderiu ao programa Cidade Empreendedora em junho de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, foram realizadas ações em eixos estratégicos com base na necessidade do Município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais, com ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar e os empresários, incentivando a aquisição de produtos do comércio local, aumentar a autoestima da população, além de fomentar as áreas do turismo e saúde.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam fortalecer os pequenos empreendedores e melhorar o município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e lideranças, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o comércio local, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Selvíria”, destacou Mendonça.
Fortalecimento do empreendedorismo
O SEBRAE atuou em Selvíria melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de dois mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 200 empresas distintas localizadas na cidade.
Já a Sala do Empreendedor do Município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O atendimento é voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar quem deseja empreender na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 65% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um crescimento de 13% no número de empresas ativas no Município e aumento de 37% na formalização de microempreendedores individuais.
Compras Públicas e Desburocratização
Com o apoio do SEBRAE/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do Município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.
O Município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 20,6 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.
Presenças
Além do prefeito José Fernando, participaram da cerimônia a gerente regional do SEBRAE/MS, Josi Signori; o vereador Silvio César Bezerra Leite; o secretário de Desenvolvimento, Gilberto Lima; o presidente da Associação Comercial de Selvíria, Renato Cassemiro Dias; o agente de Desenvolvimento e dirigente do Balcão de Empregos, Adelson Alberto dos Santos, entre outras autoridades.
Por: ASSECOM com informações da ASN Sebrae.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.